Blue Hole - O Cemitério de Mergulhadores

Uma Piscina natural, com corais e recifes, um lugar paradisíaco, mais cheio de armadilhas que pode ser tornar mortal.
O buraco azul é uma formação natural no Mar vermelho, a 48 km do Monte Sinai, na costa da Península do Sinai no Egito. As águas cristalinas do Buraco Azul de Dahab atraem praticantes de mergulho subaquático de todo o mundo.
 
Mas esse local é conhecido como Cemitério dos mergulhadores pois mais de cem já morreram.
É possível que ainda existam corpos presos dentro dos tuneis até hoje.
Em sua primeira parte, Blue Hole tem profundidade de 6 metros. Esta seção é chamada de “A Sela”. Em seguida há um túnel de 26 metros que é conhecido como “O Arco”. O teto atinge 55 metros de altura e o seu fundo chega a cerca de 120 metros.
A estrutura pouco comum dessa formação geológica provoca em mergulhadores o fenômeno conhecido como narcose por nitrogênio, que provoca confusão e desorientação nas vítimas.  

Em 1997, os corpos entrelaçados de dois jovens mergulhadores irlandeses foram recuperados do Buraco Azul. Os dois estavam abraçados, o que, na verdade, sugere que um deles agarrou o outro e acabou arrastando-o para a morte ao tentar se salvar. 
Existe um memorial para os mergulhadores que perderam a vida no local.
 “O cemitério dos mergulhadores” que já deixou ao menos cem pessoas mortas. Contudo, especialistas acreditam que a quantidade possa ser maior e que ainda haja corpos presos dentro dos túneis.

Para os mergulhadores o mergulho em si não é tão perigoso. O grande problema é o arco e o túnel subaquático para o qual a maioria dos mergulhadores não estão adequadamente equipados. São locais muito profundos para quem não está familiarizado com a técnica, o que essencialmente significa ir além do mergulho por diversão.
Mergulhadores técnicos estão mais preparados para ir mais fundo, permanecer por mais tempo debaixo d’água, usam diferentes misturas de gás e equipamentos diferentes.
Por ser um mergulho em mar aberto, alguns mergulhadores acham que podem usar os mesmos oxigênio e equipamento do mergulho recreativo. 
uma situação perigosa que coloca os mergulhadores de recreação em risco de confusão mental (a Narcose Nitrogênica é, por vezes, o resultado de mergulhar para uma profundidade onde o ar comprimido que você está respirando tem uma maior concentração de nitrogênio, reproduzindo o efeito do gás do riso). Isso faz com que você fique menos consciente de seu entorno e mais propenso a tomar decisões irracionais.

Pescadores locais acreditam na “maldição da noiva beduína”. Segundo a lenda, o Buraco Azul de Dahab é assombrado pelo espírito de uma jovem que se afogou ao fugir de um casamento arranjado. Para os beduínos, a maldição seria a responsável pela letalidade das águas de Dahab.

Postar um comentário

0 Comentários