A Volta do Orkut - Como Era A Rede Social

Criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. O alvo inicial do Orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários foram do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, A sede do Orkut ficava na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros.  

Rede social foi sucesso nos anos 2000 e conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo.

O site oficial do Orkut foi reativado nesta quarta-feira (27) com uma mensagem do seu fundador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. O anúncio no site orkut tá em Português e inglês onde seu criado conta um pouco da história da rede social.

No anúncio, ele afirma que está construindo algo novo, o que deixa a entender sobre uma possível reativação da extinta rede social do Google, que foi criada em 2004 e durou 10 anos.

"Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

O anúncio, foi feito dois dias depois que Elon Musk fechou um acordo para comprar o Twitter por US$ 44 bilhões. A compra dividiu a opinião dos usuários e muito deles passaram a pedir a volta do Orkut.

Após a reativação do site, o possível retorno da rede social se tornou um dos assuntos mais comentados. Os usuários não poderão recuperar suas fotos antigas no Orkut. Essa opção era oferecida pelo Google, antigo proprietário da rede social, mas foi desativada há alguns anos.

Alguns do recurso do Orkut, características que fizeram a rede social ganhar popularidade: Comunidades, depoimentos, recados ou scraps, atributos e os famosos clubes exclusivos.

 

 Comunidades

As comunidades eram fóruns de discussão parecidos com os grupos do Facebook. Algumas das comunidades tinham apenas uma boa piada de duplo sentido, enquanto outras movimentavam milhões de usuários.

 Algumas das mais famosas entre os brasileiros eram:

 Eu Odeio Acordar Cedo (6.106.958 membros);

Eu amo minha MÃE! (4.571.629 membros);

Te incomodo? Que peeena! (4.288.293 membros)


 Depoimentos

Os perfis do Orkut tinham um espaço reservado para que amigos escrevessem homenagens aos usuários. Pedir e deixar depoimentos se tornou um hábito bastante comum entre os usuários na rede social e a posição de primeiro lugar na lista era até mesmo disputada.

Para vários usuários, estar na primeira posição nos depoimentos significava ser um amigo mais querido ou especial.

 

Scraps

Uma ferramenta parecida com os depoimentos, os recados (scraps) permitiam deixar mensagens em um mural dos usuários. Ao contrário das mensagens privadas, esse espaço tinha foco em textos curtos e mais rápidos.

Era possível deixar os scraps públicos ou privados, para que só os donos dos perfis visualizassem ou deixá-los públicos. Os scraps também eram usados para divulgar correntes. as mensagens que pediam para ser repassadas iam desde mensagens fofas até contos de terror e algumas notícias falsas.

 Atributos

Um perfil podia ser apontado como sexy, confiável e legal. E essas informações ficavam representadas na página de cada pessoa por meio de desenhos de coração, carinhas felizes e cubos de gelo.

Cada um desses atributos tinha uma porcentagem e era baseado em votação anônima feita pelas conexões dos usuários. Também existia um indicador de fã, que era representado no perfil da rede social por uma estrela.

Quando foi lançada, em 2004, a rede social só aceitava convidados. ou seja, pra você ver qualquer publicação de alguém teria que mandar um convite.

Não existia visita anônima, ou seja, quando alguém visitava seu perfil você ficava sabendo.


Postar um comentário

0 Comentários