Otan é Organização do Tratado do Atlântico Norte, por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949.
Desde o fim da União Soviética (URSS), em 1991, a aliança militar encabeçada por Estados Unidos e Europa incorporou 13 países da região aos seus membros, entre eles as ex-repúblicas soviéticas Estônia, Lituânia e Letônia.
O que aconteceria se a OTAN atacar a Rússia?
Pra responde essa pergunta precisamos saber que atualmente a Ucrânia é um país-associado a OTAN o que significa que pode se unir à organização no futuro. Para o governo russo, a inclusão de seus vizinhos na aliança é uma tentativa dos americanos e das potências europeias de cercar seu território, o que configuraria uma ameaça à Rússia.
Para tentar conter o que classifica como ameaça, Putin vem exigindo ao longo dos últimos anos que a Otan cesse suas atividades militares no leste da Europa e forneça garantias de que a Ucrânia não será aceita na organização.
A OTAN foi criada com o objetivo de conter o avanço da então União Soviética. Os membros da aliança têm o compromisso de se defender mutuamente em caso de ataque armado contra qualquer um deles.
A aliança possui quatro grupos de batalha multinacionais do tamanho de um batalhão na Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia; e uma brigada multinacional na Romênia.
A Otan também ampliou sua vigilância aérea nos países bálticos e no leste da Europa para interceptar qualquer avião russo que ultrapasse a fronteira de seus Estados-membros.
no início de 2014, a Rússia anexou a península da Crimeia, ao sul da Ucrânia. depois que os ucranianos depuseram o seu presidente pró-Rússia quando ele se recusou a se aproximar da União Europeia. Na época a Otan não interveio, mas respondeu colocando tropas em vários países do Leste Europeu pela primeira vez.
Após a invasão à Ucrânia em 2022, os países-membros da Otan concordaram em enviar ajuda militar a Kiev em forma de milhares de armas antitanque e centenas de mísseis de defesa, bem como munição, além de um apoio ao Exército ucraniano com caças e combustível. Mas a Otan tem repetido que não haverá participação de soldados da organização no conflito.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou neste sábado (12) mais US$ 200 milhões em armas e outras assistências para a Ucrânia, os EUA já enviaram mais de US$ 3 bilhões para a Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos, comentou sobre as possibilidades de uma ofensiva da OTAN No entanto, Biden reforçou que os EUA “não vão lutar a Terceira Guerra Mundial na Ucrânia”.
De acordo com Biden, o envio de apoio militar americano diretamente para a Ucrânia causaria a Terceira Guerra Mundial.
“Não se enganem sobre a ideia que mandaríamos ofensiva militar, aeronaves, tanques, pilotos e equipes americanas para a Ucrânia. Se isso acontecer, será a Terceira Guerra Mundial. Vamos deixar isso bem claro, por favor, não se enganem”, alertou o presidente americano.
portanto se tanto a Rússia atacar algum país da OTAN ou a OTAN atacar a Rússia o mundo entraria na sua 3ª guerra mundial.
0 Comentários